Na interpretação de um mapa astral é de fundamental importância o conhecimento das casas astrológicas, pois são elas que diferenciam os mapas de pessoas que nascem na mesma data.

Os planetas mostram o que está acontecendo, os signos, como está acontecendo e as casas, onde está acontecendo.

Existem 12 casas astrológicas, correspondentes às divisões do céu, obtidas á partir do horário e local do nascimento da pessoa. Cada casa está relacionada com uma área da vida e mostra onde estão as facilidades e os aprendizados.

Os planetas chamados maléficos sempre mostram alguma dificuldade no assunto da casa em que ele está. Assim como os benéficos prometem sucesso ou facilidades

O assunto sobre as casas é muito vasto e rico, a seguir vou expor algumas informações básicas.

Casa 1- ou Ascendente, mostra como as pessoas nos vêm; como nos apresentamos ao mundo. Também mostra a saúde por representar o físico. Se a casa nº1 está com bons planetas posicionados nela ou recebendo bons aspectos de outros planetas ou ângulos, conseguimos nos socializar bem, senão teremos dificuldade.

Casa 2– Mostra as posses, recursos financeiros, dinheiro e de onde vem esse dinheiro. Com aspectos desafiadores, a pessoa pode ter dificuldade para ganhar dinheiro ou não saber administrar os seus rendimentos.

Casa 3 – Tem analogia com irmãos, primos, comunicações em geral, pequenas viagens, educação básica e o nível de inteligência. Essa casa quando está harmônica indica que facilidade com os assuntos relacionados a ela. Quando está em desarmonia, indica dificuldades.

Casa 4 – Mostra a família de origem ou a que formamos, mostra a mãe, a educação recebida dos pais, o lar, os imóveis, a velhice e o passado. Essa casa quando está harmônica mostra família sólida, bom relacionamento com a família, com os pais e velhice tranquila.  Se estiver desarmônica, mostra que teremos aprendizados.

Casa 5 – casa da criatividade, filhos, namoros, prazeres, jogos, artes e esportes. Essa casa com bons planetas ou com bons aspectos vindos de planetas ou ângulos também mostra felicidades nesses assuntos.

Casa 6 – mostra o trabalho, a saúde, animais domésticos, a rotina, os hábitos e os deveres. Seguindo a regra quando recebe bons aspectos ou se está ocupada por bons planetas o sucesso nas áreas indicadas está propício.

Casa 7 – casa das associações em geral, inclusive o casamento; mostra também os contratos e os inimigos declarados. Com esta casa benéfica, a pessoa terá sorte nas associações também e os inimigos declarados não terão poder sobre o nato.

Casa 8 – Casa das heranças, morte, cura e transformação, intimidade, ocultismo, investigação, dinheiro do outro, financiamentos e cirurgias. Essa casa estando positiva inclina as pesquisas, trás facilidade para desapegar dos objetos e pessoas. Interesse por ciências ocultas ou holísticas. Aceita com naturalidade as transformações da vida.

Casa 9 – casa dos estudos superiores, concursos, viagens longas, intercâmbios, filosofia de vida e leis. Essa casa estando positiva indica facilidade para o sucesso nesses assuntos.

Casa 10 – mostra a profissão, o status social e profissional, o pai, os superiores, o sucesso, metas e realizações. Segue a regra, estando positiva propicia sucesso e estando desarmônica indica dificuldade.

Casa 11 – os amigos, projetos futuros, filhos adotivos e grupos sociais. Estando harmônica mostra facilidade e desarmônica, dificuldade.

Casa 12 – o subconsciente, os medos, misticismo, asilos, hospitais, prisões (pode ser mental ou psicológica) e os inimigos ocultos. Com os planetas benéficos nesta casa ou recebendo bons aspectos, terá a proteção sobre esses assuntos.