A Lua no mapa astral mostra como reagimos emocionalmente e institivamente aos fatos, também influi sobre as marés, o que prova por si só sua relação com os líquidos do nosso corpo e a sua influência na saúde. As fases da Lua mexem com a nossa psique e algumas pessoas são mais suscetíveis a essas influências. Já foi comprovado que durante a Lua cheia estamos mais propícios aos ataques de mau humor,  devido a maior instabilidade emocional a que estamos sujeitos.

Sua posição por signo e aspectos positivos ou desafiantes recebidos de outros planetas mostra nossa maneira particular de reagir.

Lua em signos de água: Caranguejo, Escorpião e Peixes, são os mais sensíveis, sonhadores, psíquicos e os mais sujeitos as doenças psicossomáticas. Possuem forte magnetismo pessoal.

Lua em signos de fogo: Áries, Leão e Sagitário, são os mais expansivos, impulsivos, curiosos e criativos.

Lua em signo de ar: Gêmeos, Balança e Aquário, não gostam de se sentir presos nos compromissos, precisam de liberdade. São sensíveis e inquietos. Possuem boa memória e imaginação.

Lua em signo de terra: Touro, Virgem e Capricórnio, são os mais estáveis emocionalmente, afetivos, sentimentais, comunicativos e ambiciosos.