Hipócrates foi um médico muito importante na história da medicina, por volta de 460 AC desenvolveu a teoria dos humores relacionada com os líquidos do corpo humano, sua intenção na época era curar os doentes, para cada humor, um remédio equivalente.

Esse “humor” era baseado no sangue, fleuma, bílis negra e bílis amarela. Eram relativos aos elementos da natureza fogo, terra, agua e ar. O temperamento depende da combinação desses elementos com suas características que formam a constituição básica do corpo humano.

Temperamento é diferente de personalidade, temperamento é genético e personalidade depende da criação e do meio que se vive. Todos nós temos os quatro elementos no corpo.

Existem cálculos feitos pelos astrólogos que determinam seu temperamento e também a ”marca”, do seu mapa, conhecido também como signo oculto.

O temperamento mostra o instinto natural da pessoa, que analisamos através da contagem dos elementos e das qualidades de um mapa, as qualidades são fixos, cardeal e mutável.

O temperamento é a base para se analisar um mapa astral, em seguida observamos o Sol, A Lua e o Ascendente.

1 – Temperamento COLÉRICO, relacionado com o fogo com predomínio dos elementos quente e seco. São os mais extrovertidos, dinâmicos, agressivos, dominadores e impulsivos. O lado negativo: sarcásticos, impacientes, prepotente, vaidoso e insensível. São lideres natos, regidos pelo planeta Marte e pelo Sol, os planetas masculinos.

2 – Temperamento FLEUMÁTICO, relacionado com a água com predomínio do úmido e frio. São mais introvertidos, sedentários, estáveis, constantes, passivos, afetuosos, criativos e artísticos. Não gostam de discussões, nem de tomar partido nelas, são românticos, sensíveis e atraentes. Seu lado negativo: frieza, calculista, indeciso, desconfiado e pretencioso. Esse temperamento é regido pela Lua e Vênus, planetas femininos.

3 – Temperamento MELANCÓLICO, relacionado com a terra, com predomínio do frio e seco, sérios, introvertidos, responsáveis, ambiciosos, calculistas e intelectuais. Como o nome sugere tem um temperamento melancólico.  O lado negativo: egoísta, amuado, pessimista, teórico, confuso, crítico e negativo. Esse temperamento é regido por Saturno e Mercúrio os planetas do intelecto.

4 – Temperamento sanguíneo, relacionado ao elemento ar, com predomínio do quente e úmido. São extrovertidos, otimistas, divertidos, sensuais, irresponsáveis, fúteis e superficiais. Sacrificam as responsabilidades em nome do prazer com muita facilidade, mas são ótimas companhias. Lado negativo: é indisciplinado, inseguro, egocêntrico, barulhento e medroso.  Regido por Júpiter o planeta do otimismo.