Plutão retrógrado indica perturbações, mudanças radicais que representam um reajuste necessário para o crescimento da alma.

Mostra também a morte real ou simbólica das coisas ou pessoas que ele ama, através desse despojamento que será obrigado a aceitar, terá um renascimento. Esses fatos ocorrerão nos assuntos da casa que Plutão está posicionado.

PLUTÃO R NA PRIMEIRA CASA ASTROLÓGICA. Essa pessoa não respeitou ninguém e guardou segredos das maldades que praticou, humilhando as pessoas ao seu redor ou que dependiam dela. Será preciso agora indulgência para com os outros, deverá vencer os impulsos perversos, será dotado no entanto de uma coragem enorme para enfrentar qualquer problema.

PLUTÃO R NA SEGUNDA CASA ASTROLÓGICA. Essa Pessoa não foi honesta no passado, deve agora fazer um esforço para valorizar tudo que lhe cai nas mãos. Poderá passar por períodos difíceis, que serão uma grande prova para limpar o seu carma.

PLUTÃO NA TERCEIRA CASA ASTROLÓGICA. Essa pessoa não cumpriu com suas responsabilidades no passado, mas esses vão reaparecer através de seus parentes e dessa vez terá que enfrentar com as dificuldades com sabedoria.

PLUTÃO R NA QUARTA CASA ASTROLÓGICA. Essa pessoa no passado magoou muito sua família. Destruiu  a família e criou um carma familiar, hoje deverá reconhecer a si mesmo a tendência de abusar dos laços familiares, devendo dar-lhe amor e apoio.

PLUTÃO R NA QUINTA CASA ASTROLÓGICA. Essa pessoa provavelmente abandonou filhos ou deixou de reconhece-los e foi muito autoritário, o carma aqui será de agir com respeito e escrúpulos com crianças que estejam sob sua responsabilidade.

PLUTÃO R NA SEXTA CASA ASTROLÓGICA. Essa pessoa provavelmente terá problemas de saúde por ter negligenciado a saúde no passado, deverá também ajudar outras pessoas a se curarem física e emocionalmente.

PLUTÃO R NA SÉTIMA CASA ASTROLÓGICA. Essa pessoa foi desonesta, nas parcerias tanto comercial, quanto no casamento, porque era egoísta, só pensava nos seus direitos. Normalmente essas pessoas só melhoram depois do segundo casamento, por sofrerem muito com a perda do primeiro parceiro. Ou não conseguem se casar, passando a vida na solidão.

PLUTÃO R NA OITAVA CASA ASTROLÓGICA. Essa pessoa teve um poder muito grande e usou para o mal, abusou da fé dos outros e provocou a falência de muitas empresas, com isso trazendo muito sofrimento. Deverá ajudar  pessoas a se realizarem financeiramente para amenizar seu carma.

PLUTÃO NA NONA CASA ASTROLÓGICA. Indica uma pessoa com ideais espirituais, mas que não foram concluídos em vidas anteriores deve ter abusado do poder jurídico, deve hoje, trabalhar no serviço ao próximo.

PLUTÃO NA DÉCIMA CASA ASTROLÓGICA. Essa pessoa foi dotada de poderes no passado, porém esse poder foi mal usado, e, portanto perdido. Hoje deverá se defrontar com as mesmas possibilidades de poder aos quais terá que usar honestamente.

PLUTÃO NA DÉCIMA PRIMEIRA CASA ASTROLÓGICA. No passado essa pessoa fez de tudo para ter muitos amigos, não se preocupando com a qualidade desses e também explorou as amizades verdadeiras, por interesse próprio.  E experimentou a amargura da decepção,  e hoje deverá valorizar seus amigos e se aproximar de pessoas do bem.

PLUTÃO NA DÉCIMA SEGUNDA CASA ASTROLÓGICA. Essa pessoa deve ter recebido dons extraordinários de iluminação no passado, mas bloqueou por inibições. Era um serviço abnegado que a pessoa não quis realizar. Hoje ele vem com os mesmos dons que deverá usar para ajudar as pessoas que o cercam ou em hospitais, para uma maior expansão da consciência.