O planeta Saturno quando está retrógrado indica que a pessoa não evoluiu, provavelmente recusou suas reponsabilidades, mas terá que enfrentá-las, ao invés de fugir mais uma vez como no passado. Tem agora que carregar um fardo pesado, sentindo-se aprisionado por todo lado. Particularmente onde tenta fugir da lição necessária. Portanto Saturno lhe oferecerá novas oportunidades para se redimir.  A pessoa deverá alcançar desenvolvimento de consciência  e aprenderá os inconvenientes do desperdício, passando a apreciar o que recebe e levando a vida mais a sério. Poderá parecer uma pessoa austera, mas na realidade sabe que tem algo a fazer e concentra então suas forças para chegar ao objetivo.

Saturno R (retrógrado) no signo de Áries
Essa pessoa foi muito independente, tinha poder e uma enorme liberdade pessoal. Foi egoísta também, deverá agora lutar para ter a autoridade e a liberdade do passado com duríssimo esforço.

Saturno R no signo de Touro
Essa pessoa se apegou aos bens materiais e só se sente seguro dentro do que já viu ou conheceu, vai ser assim até o dia que aprender a encontrar a segurança dentro de si mesma. Terá que aprender a enfrentar as mudanças, fazer uma revisão na sua filosofia de vida e se desligar do passado.

Saturno R no signo de Gêmeos
Essa pessoa trabalhou muito no passado em uma profissão intelectual, usando a fala ou escrita para prejudicar pessoas. Sua missão nessa vida é desapegar das ideias prontas do passado e adquirir nova maneira de se expressar para ajudar as pessoas.

Saturno R no signo de Caranguejo
 Essa pessoa só progride lentamente, pois está apegado emocionalmente ao passado. No passado se apegou as figuras paternais, porque teve muita proteção da família, terá agora de acostumar a viver sozinho para se desvencilhar dos apegos e se descobrir como pessoa.

Saturno R no signo de Leão
Essa pessoa era  dominadora, confundia os limites entre seu direito e seu dever. Agia em próprio beneficio. Sua lição será aprender respeitar os direitos dos outros, se conseguir isso, então será um bom chefe, bom pai e assumirá suas responsabilidades.

Saturno R no signo de Virgem
No passado preocupou-se demais com a ordem e as minúcias, era fria, metódica  e tentava impor aos outros essa rigidez. Poderá sofrer com ansiedade e deverá aceitar suas imperfeições e a dos outros.

Saturno R no signo de Balança
Essa pessoa teve muitas reponsabilidades no passado, mas não conseguiu julgar com imparcialidade, hoje sua missão será de ser mediador entre partidos opostos, porque tem grande poder de influência.

Saturno R no signo de Escorpião
Foi uma pessoa muito sábia no passado, mas fracassou em tudo que fez, porque não valorizou nada que recebeu da vida, hoje as alegrias da vida não o vislumbra, pois sabe que existe algo, além do que se vê. Só será feliz quando encontrar a reposta para as suas dúvidas existenciais.

Saturno R no signo de Sagitário
Essa pessoa foi excessivamente independente e só defendia suas ideias, contestando tudo que era convencional prestou grande serviço para a humanidade, trazendo renovação, nessa vida também continuará esse aperfeiçoamento.

Saturno no sigo de Capricórnio
Essa pessoa trabalhou muito no passado, e para isso isolou-se de todos, concentrando-se em um só objetivo. Não valorizou o amor, as artes, a beleza, achando que eram são coisas supérfluas. Deverá então cumprir sua missão valorizando as emoções e a consciência espiritual.

Saturno no signo de Aquário
No passado gostava das novidades, hoje gosta do que é estável, tem curiosidade por tudo, sua lição será ajudar seus contemporâneos descobrir os valores do futuro, sem desprezar o passado.

Saturno no signo de Peixes
Essa pessoa no passado foi muito mimada, sofria sem motivo e se sentia vitima do mundo, não tinha confiança em si e desanimava facilmente. Nessa vida será tímida na juventude, com o passar da idade será confiante em si mesma e terá seus poderes psíquicos desenvolvidos. Essa pessoa saberá compreender as outras pessoas, orientá-las e guiá-las.

————————————————————————————————-

Saturno R nas casas astrais

Saturno R na casa 1 do mapa astral
Essa pessoa parece ter sido aprisionada em vidas anteriores, porque suas potencialidades estão bloqueadas. Deverá agora desenvolver sua seguranças, capacidade e adaptar-se as circunstâncias.

Saturno R na casa 2 do mapa astral
Essa pessoa provavelmente explorou as pessoas, valorizou muito o dinheiro e os bens materiais. Deverá   trabalhar para sua segurança sem explorar ninguém.

Saturno R na casa 3 do mapa astral
Essa pessoa no passado recusou a amizade dos irmãos e parentes próximos, e não assumiu responsabilidades sobre eles. Deverá  ajudar os seus, não recusando sua afeição, seu tempo e seu dinheiro.

Saturno R na casa 4 do mapa astral
O carma dessa pessoa está na família, não fez nada para alegrar a seu lar, agora deverá se dedicar aos seus com carinho, tornando a vida dos familiares mais feliz.

Saturno R na casa 5 do mapa astral.
Essa pessoa foi omissa em relação aos seus filhos, terá agora dificuldade em ter filhos ou dificuldade em se relacionar com eles, devido aos erros do passado. Também não foi sincero nos amores, deverá agora  aprender a se doar desinteressadamente,, e se tiver filhos, fazê-los  felizes.

Saturno R na casa 6 do mapa astral.
Essa pessoa no passado não era solidária com ninguém, era egoísta, rotineira e não compreendia as pessoas. Hoje terá uma vida de muito trabalho, difícil, com  reconhecimento tardio e doenças crônicas por mal uso da saúde no passado.

 Saturno R na casa 7 do mapa astral.
Essa pessoa no passado não admitiu as suas responsabilidades em relação ao parceiro e foi desleal com as associações, hoje deverá ser leal sendo que os estudos jurídicos lhe serão muito úteis.

Saturno R na casa 8 do mapa astral.
Essa pessoa pode ter sido iniciada, mas não utilizou bem os conhecimentos. Suas atitudes arruinaram muitas pessoas que a cercavam, acarretando inclusive a morte, (física ou simbólica).  Deve agora ser prudente e ser direcionada a servir e poderá se tornar um guia positivo para as pessoas do seu meio.

Saturno R na casa 9 do mapa natal.
Essa pessoa no passado teve muitos conhecimentos e aptidão para o ensino. Possivelmente foi um guia espiritual, mas não teve sucesso devido a sua intolerância. Agora deverá ter paciência e buscar da verdade filosófica para ser feliz.

Saturno R na casa 10 do mapa astral.
Essa pessoa foi fria e ambiciosa, não tinham compaixão por ninguém, ao mesmo tempo fugia das responsabilidades, deverá agora meditar sobre o poder e a autoridade que exercia sobre as pessoas. Deverá promover a justiça.

Saturno R na casa 11 do mapa astral.
Essa pessoa no passado não valorizou amizades. Escolhia amigos inferiores para se vangloriar, poderá agora ficar sem amigos verdadeiros sofrendo com isso. Hoje deverá reconhecer uma verdadeira amizade.

Saturno R na casa 12 do mapa astral.
Essa pessoa tinha dívidas cármicas  para quitar e não quis, escolheu agora uma vida difícil  a fim de se livrar dos carmas. Poderá aliviar sua divida se colocar-se a serviço dos que necessitam, principalmente os doentes ou presidiários.